ANDRITZ fornecerá planta SulfoLoopTM de ácido sulfúrico concentrado em grau comercial à nova fábrica da Suzano

A planta faz parte do portfólio de produtos CircleToZero, que se concentra em eliminar correntes paralelas não utilizadas para criar novos produtos com maior valor agregado e estabelecer uma base para zero emissões e zero produção de resíduos

26 janeiro, 2023 - 13h49


A planta SulfoloopTM terá a capacidade de produzir 153 toneladas por dia de ácido sulfúrico em grau comercial (>97%), a partir dos gases não-condensáveis concentrados da fábrica de celulose.

Por: Redação Notícias do Cerrado

A ANDRITZ recebeu uma ordem de compra da produtora brasileira de celulose Suzano, para fornecer uma planta SulfoLoopTM de ácido sulfúrico concentrado para sua nova fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A fábrica de celulose, a ser entregue pela ANDRITZ, está em fase de construção, com início da operação previsto para o segundo semestre de 2024.

A planta SulfoloopTM terá a capacidade de produzir 153 toneladas por dia de ácido sulfúrico em grau comercial (>97%), a partir dos gases não-condensáveis concentrados da fábrica de celulose em conjunto com enxofre elementar – tornando, assim, a fábrica completamente autossuficiente em ácido sulfúrico e reciclando o enxofre das correntes de subprodutos. A solução ANDRITZ SulfoLoopTM é baseada na tecnologia de WSA (do inglês wet-gas sulfuric acid) para conversão de gases úmidos, ricos em enxofre em ácido sulfúrico, em conjunto com o uso de enxofre elementar.

 

A planta de ácido sulfúrico ajudará a nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo a controlar o balanço de sódio e enxofre (Na/S) e a sulfidez da planta de celulose. Além disso, a fábrica de celulose se torna mais eficiente, pois o descarte de sulfato de sódio é reduzido (em alguns casos, pode ser até eliminado) devido ao balanço de Na/S otimizado. Uma vantagem adicional é que não há necessidade de transporte de ácido sulfúrico para a planta, o que resulta em uma grande redução no volume de um transporte classificado como perigoso. A planta de ácido sulfúrico também atende a limites muito rigorosos de emissões atmosféricas e, portanto, traz uma melhoria significativa à pegada ambiental da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Esta ordem de compra confirma, mais uma vez, a excelente relação comercial entre a ANDRITZ e a Suzano. Atualmente, a ANDRITZ fornece toda a tecnologia e equipamentos de processo da nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo. Uma vez concluída, a fábrica de celulose será a maior do mundo com uma única linha de produção de celulose de eucalipto.

As fábricas de ácido sulfúrico SulfoLoopTM fazem parte da iniciativa CircleToZero e do portfólio de produtos da empresa, que inclui novas tecnologias destinadas a otimizar os correntes laterais da fábrica de celulose. Esta iniciativa global para clientes de papel e celulose reúne o contínuo desenvolvimento e melhoria das soluções tecnológicas existentes da ANDRITZ com um ambicioso objetivo de inovação para o futuro: eliminar correntes de subprodutos não utilizadas ou subutilizadas para criar novos produtos com maior valor agregado e estabelecer as bases para a produção de celulose com zero emissões e zero desperdícios.


Deixe um Comentário