Suzano apresenta ao Conseg sistema de videomonitoramento de Ribas

Instalação do sistema de segurança no município era uma demanda antiga do Conseg; por meio do Plano Básico Ambiental (PBA), a Suzano investiu R$ 1,05 milhão na estrutura, que é operada pela Polícia Militar.

08 dezembro, 2023 - 14h48


Os membros do Conseg receberam todas as informações durante a visita. (FOTO: Rodrigo dos Santos/Notícias do Cerrado)

Por: Redação Notícias do Cerrado

A Suzano recebeu os membros do Conselho Comunitário de Segurança de Ribas do Rio Pardo (Conseg) para conhecerem o sistema de videomonitoramento de segurança implantado no município. A visita ocorreu nesta quarta-feira, dia 6/12 na sede da Polícia Militar, e contou com a participação, além de lideranças da empresa, do capitão Martins, comandante da PM no município, e do presidente do Conseg, Roberto dos Santos Teixeira.

Também estiveram presentes o Tenente Alceli Fernandes,  representando o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, o delegado Felipe Braga, da Polícia Civil em Ribas do Rio Pardo, além de outros conselheiros. O Conseg teve atuação fundamental na reivindicação que resultou na inclusão do investimento de R$ 1.050.000,00 no Plano Básico Ambiental (PBA), desenvolvido pela Suzano desde 2021 no município.

“Ao escolher Ribas do Rio Pardo para abrigar a nossa nova fábrica, assumimos o compromisso de melhorar a qualidade de vida da comunidade, e reconhecemos a segurança como essencial para cada cidadão, refletindo em suas residências e entorno. Por meio do Plano Básico Ambiental e diversas outras iniciativas, respondemos a essa necessidade prioritária, colocando em prática o nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. O sistema de videomonitoramento já está fortalecendo a segurança local, com o apoio fundamental da Polícia Militar e do Conseg”, destaca Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano.

O presidente do Conseg, Roberto Teixeira, relata que a instalação do sistema de videomonitoramento no município era uma demanda antiga do conselho. “Por mais de 10 anos tentamos trazer um sistema como esse para Ribas do Rio Pardo, mas sempre nos deparamos com a falta de recursos. E agora recebemos esse investimento de extrema importância para a população, pois agora temos um monitoramento 24 horas capaz de cobrir os quatro cantos da cidade. Agradecemos ao comando da PM e, principalmente, à Suzano que a atendeu ao nosso pedido por meio do PBA, sempre mantendo conosco uma relação baseada em muito diálogo e comprometimento”, enfatiza.

Conforme o comandante da Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo, capitão Gabriel Martins, o sistema de videomonitoramento é uma ferramenta tecnológica de suma importância para o policiamento local. “O sistema é capaz de identificar placas, pessoas foragidas, princípio de incêndio, objetos considerados suspeitos, como armas de fogo ou brancas, emitindo um alerta sonoro que chega para um policial militar operador. A partir de então, esse profissional ganha um tempo de resposta significativo para extrair as características e encaminhar a situação para a viatura em ronda atender a ocorrência”, explica.

Ainda de acordo com o capitão, o sistema fornece cobertura fundamental para ações preventivas e investigativas das forças de segurança no município. “Essas câmeras estão estrategicamente posicionadas em locais como avenidas, praças e áreas comerciais. O conhecimento sobre sua existência e funcionalidades desencoraja possíveis ações criminosas. Além disso, possibilitam a investigação por meio de imagens armazenadas na nuvem, otimizando recursos materiais e humanos”, acrescenta.

Estrutura

Composto por uma rede de câmeras distribuídas em vários pontos da cidade, interligadas por meio de cabeamento em fibra ótica à central de controle na sede da Polícia Militar, o sistema proporciona maior segurança à população, ajudando na prevenção de crimes e apoiando as forças de segurança pública em investigações e fiscalização de rotas de saída e entrada do município.

Para colocar a estrutura em operação, a Suzano adquiriu câmeras fixas e outras motorizadas que permitem giro de 360° e zoom óptico de 45 vezes, tornando possível a identificação de uma placa de veículo a cerca de 80 metros de distância. Inclusive, alguns desses equipamentos possuem o sistema OCR (Optical Character Recognition), que permite a leitura das placas dos veículos que entram e saem da cidade. Além disso, todas as câmeras são alimentadas por energia solar, garantindo seu funcionamento mesmo com interrupções do fornecimento de energia.


Deixe um Comentário