Semadesc é parceira do Programa Semear que capacita mais de 150 micro e pequenas empresas

Segundo o diretor de Engenharia do Projeto Cerrado da Suzano, Maurício Miranda, a empresa tem feito investimentos contínuos para a qualificação dos pequenos negócios locais, por compreender a relevância dessa iniciativa como contribuição ao trabalho desenvolvido pela Suzano e, principalmente, pelo impacto gerado na região.

24 maio, 2023 - 16h37


Secretário Bruno Bastos da Semadesc e o diretor da Suzano Maurício Miranda na solenidade em Ribas do Rio Pardo (FOTO: Semadesc)

Por: Rosana Siqueira

O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho Trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Bruno Bastos participou hoje (24) pela manhã, da cerimônia de encerramento do programa Semear, uma iniciativa da Suzano em parceria com o Sebrae/MS e Governo de Mato Grosso do Sul. A solenidade contou com a participação de micro e pequenas empresas dos municípios de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. O evento foi promovido na sede do Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo.

Com o foco no fomento ao encadeamento produtivo, o programa buscou qualificar os pequenos negócios presentes em Campo Grande e na região Costa Leste com potencial para tornarem-se fornecedores do grande empreendimento que é a Suzano – empresa referência mundial no setor de celulose e papel que está implementando uma nova unidade em Ribas do Rio Pardo.

Para conectar pequenos empreendedores ao grande empreendimento, promovendo a criação de um ambiente favorável para a geração de negócio, ao longo de dez meses, entre julho de 2022 e maio deste ano, mais de 150 micro e pequenas empresas foram beneficiadas com consultorias, capacitações e participação em rodadas de negócios promovidas pelo programa Semear.

Representando o Governo do Estado na solenidade de encerramento, Bruno Bastos, secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, destacou a importância da iniciativa para impulsionar o ciclo virtuoso da economia, algo que tem sido fomentado nos últimos anos.

“Esse ciclo só se completa quando, além de trazer o investimento e gerar uma quantidade expressiva de empregos, também qualificamos os empreendedores locais para que eles participem desse ganho econômico, tendo um olhar importante para a promoção da dinamização da economia, melhorando o ambiente de negócios, então, hoje colhemos os frutos desse trabalho que trouxe também uma maior competitividade para os pequenos negócios”, expôs Bastos.

Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a atuação conjunta das instituições alcançou resultados relevantes, impactando diretamente no fomento ao empreendedorismo. “O programa trouxe um investimento significativo para impulsionar o desenvolvimento local. Foram oferecidas mais de seis mil horas de consultorias ao longo de dez meses, para que pudéssemos integrar as pequenas empresas em uma cadeia de suprimentos e valor, fortalecendo o empreendedorismo local. Esse é apenas o começo de um ciclo virtuoso de desenvolvimento, onde as oportunidades para as empresas locais resultam em impacto positivo na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Amarilha.

Segundo o diretor de Engenharia do Projeto Cerrado da Suzano, Maurício Miranda, a empresa tem feito investimentos contínuos para a qualificação dos pequenos negócios locais, por compreender a relevância dessa iniciativa como contribuição ao trabalho desenvolvido pela Suzano e, principalmente, pelo impacto gerado na região. “A qualificação dos fornecedores é fundamental para o sucesso da Suzano, não apenas em Ribas do Rio Pardo, mas também em outras unidades. Estar preparado para fornecer, entender a engenharia por trás dos benefícios e ser competitivo são aspectos essenciais para que os empreendedores possam aproveitar as oportunidades”, pontuou Miranda.

Durante a execução do programa Semear, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo foi uma das instituições a apoiar o trabalho desenvolvido. O município é atendido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, e, nesse contexto, outras ações também foram promovidas para conectar grandes empresas com pequenos negócios locais. No encerramento do Semear, o prefeito do município João Alfredo Danieze, enalteceu a atuação do Sebrae e a importância da iniciativa em fortalecer os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento da região.

“Agradeço ao Sebrae e a toda a equipe envolvida nesse projeto, assim como à Suzano pelo seu apoio imprescindível ao comércio local. Quero destacar a importância dessa iniciativa para fortalecer nossos empreendedores e impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Parabenizo também todos os empresários certificados e agradeço por seu comprometimento e dedicação. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para a nossa comunidade”, afirmou o prefeito Danieze.

Com informações da assessoria do Sebrae/MS


Deixe um Comentário