Assistência Social realiza reunião com 30 casais selecionados para o casamento comunitário

Os casamentos, tanto no civil, quanto no religioso, serão realizados no dia 23 de setembro, além do cerimonial e do jantar

19 agosto, 2023 - 19h18


Os casamentos, tanto no civil, quanto no religioso, serão realizados no dia 23 de setembro, além do cerimonial e do jantar.

Por: Elias Luz

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizou – nesta sexta-feira (18) – uma reunião com os 30 casais selecionados para o casamento comunitário que a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo vai realizar no dia 23 de setembro. A reunião aconteceu Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central, que fica localizado no Edifício Filadelfo Alves, na rua José Coleto Garcia, Nº 1430 – Centro Velho.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, o motivo da reunião foi para alertar – aos casais – sobre a documentação que precisa ser enviada ao cartório até o dia 11 de setembro, para que a parte civil do casamento comunitário possa ser consumada. Todos os casais precisam apresentar carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência não somente deles, mas também das testemunhas.

Todos os casais selecionados fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). O casamento comunitário é um tipo de cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo dia e horário. Esse tipo de casamento é ideal para quem não tem muitas condições para pagar uma festa ou as despesas com cartório. Os procedimentos para participação no Casamento Comunitário seguem o trâmite legal para qualquer casamento civil. Um dos critérios avaliados para a seleção dos participantes é a renda familiar.

A Lojinha Solidária da Assistência Social está à disposição dos 30 casais. “Os casamentos serão realizados em parceria com o cartório Lorenzoni, onde realizaremos a cerimônia de oficialização”, acrescentou Jaqueline Arimura. O projeto do casamento comunitário se iniciou com a seleção das famílias e dos casais e, posteriormente, foi realizada uma entrevista e algumas visitas domiciliares para iniciar a solicitação e a preparação das documentações necessárias.

Esses cuidados são necessários para que os casais não fiquem com documentos em falta ou irregulares. Isso porque as vezes uma pessoa se separou no dia a dia, já vive com outro cônjuge, mas, documentalmente, ainda está casado com outra pessoa. Mas esta fase já passou e agora os preparativos estão voltados para a cerimônia oficial, que será composta pela oficialização das uniões, onde os casais dirão o tão esperado “sim”. Em seguida, será servido um jantar comemorativo em que cada casal poderá levar quatro convidados. A data prevista para a cerimônia será no dia 23 de setembro.

Fonte: Assessoria


Deixe um Comentário