MS Florestal investe em curso de Atendimento Pré-Hospitalar para profissionais de Água Clara

Ação faz parte do Plano de Mitigação de Impactos da empresa e foi realizado durante quatro dias

22 março, 2024 - 15h07


O curso foi realizado em Água Clara

Por: Bárbara Cavalcanti

 A MS Florestal, empresa genuinamente sul-mato-grossense na área de florestas, reforçou seu comprometimento com as comunidades onde atua por meio do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) realizado em Água Clara. Durante o treinamento, todos os servidores da Prefeitura de Água Clara, que atuam como técnicos de enfermagem do hospital local, receberam diversas instruções de como podem aprimorar seu atendimento básico com a população.

A ação faz parte do Plano de Mitigação de Impactos, que busca atender as comunidades onde a companhia atua, garantindo um desenvolvimento sustentável. Os profissionais foram divididos em duas turmas, cada uma com 10 participantes. Cada grupo recebeu as instruções em dois dias de aula.

Os tópicos abordados incluíram desde questões mais básicas a situações mais complexas da rotina de um hospital, como noções elementares de anatomia e fisiologia aplicadas a urgências e emergências, identificação de sinais vitais, definição de trauma e emergência clínicas, avaliação de cena e atendimento, algoritmo de atendimento em APH, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), mecanismos de contaminação, abordagem do traumatizado, e como lidar com vítimas inconscientes e conscientes.

Além destas, os profissionais também foram instruídos em questões como emergências clínicas, suporte básico de vida, obstrução das vias aéreas, como agir em casos de parada cardiorrespiratória e emergências cardíacas, controle de hemorragias, ferimentos e estado de choque, como lidar com situações de afogamento, assim como o atendimento em situações criminais como em casos de violência doméstica, violência ao pudor e assédio sexual.

“Essa capacitação traz um conhecimento técnico e prático aos profissionais da área de saúde, visando a excelência em atendimento, tanto com o paciente grave, em estado de urgência e emergência, quanto o paciente clínico. Esse treinamento contribui para aumentar o nível e a porcentagem de sobrevida destes pacientes”, explica o instrutor do curso e especialista em urgência e emergência, André Dourado.

“Essa parceria entre a MS Florestal e a Prefeitura não apenas eleva a qualidade do serviço prestado, mas também amplia o conhecimento e a capacidade de resposta da equipe médica, garantindo um atendimento eficiente e ágil, que pode salvar vidas em situações críticas. Levamos a sério nosso dever com o crescimento de forma contínua e de qualidade das comunidades que nos receberam”, expressa a Marisa Coutinho, Gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal.

Sobre a MS Florestal

A MS Florestal é uma empresa genuinamente sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, com ênfase na silvicultura, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. A MS Florestal é comprometida com a filosofia empresarial dos 5Cs, de que tudo o que fazemos deve ser bom para a Comunidade, para o País, o Clima e para o Cliente e só então será bom para a Companhia.


Deixe um Comentário