Sem insumos em Ribas, exames de Leishmaniose canina estão suspensos

Prefeitura informou que Ribas não é o único município de MS a lidar com atrasos no recebimento dos insumos, que são enviados pelo LACEN

30 novembro, 2021 - 14h34


Sem o material não é possível a realização do exame, situação que deve ser regularizada o mais breve possível.

Por: Redação Notícias do Cerrado

O Departamento de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo informou em uma publicação,  que os exames que detectam a leishmaniose canina estão temporariamente suspensos em Ribas do Rio Pardo.

De acordo com a prefeitura, o município aguarda o repasse por parte do LACEN (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), que é o responsável por distribuir aos municípios de Mato Grosso do Sul, os kits enviados pelo Ministério da Saúde.

Sem o material não é possível a realização do exame, situação que deve ser regularizada o mais breve possível.

Ainda de acordo com a assessoria, Ribas do Rio Pardo não é o único município do Estado a lidar com atrasos no recebimento dos insumos, que são enviados pelo LACEN.

DOENÇA

A leishmaniose Visceral Canina ou Calazar é uma doença transmitida pelo Mosquito Palha infectado aos cães. Veja como prevenir e controlar a Leishmaniose Canina.

A Leishmaniose Visceral é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania. Existem dois tipos principais de leishmanioses: a tegumentar e a visceral. A Leishmaniose Visceral Canina ou Calazar, é transmitida aos cães principalmente por meio da picada de um flebótomo, conhecido popularmente como mosquito palha.


Deixe um Comentário