Sem um braço, desafio de Edilson é se tornar craque no arco e flecha

Ele pratica a modalidade há 2 meses, se apaixonou pelo esporte e agora quer se dedicar à competições

16 abril, 2024 - 10h21


Edilson declara que a relação com o arco e flecha foi paixão à primeira vista

Por: Idaicy Solano | Campo Grande News |

Após perder o braço em um acidente de trabalho aos 19 anos, Edilson Amorim, hoje com 37 anos, segue vivendo mais uma superação ao explorar seus próprios limites. Mesmo com a condição física limitada, o próximo desafio do professor de educação física é se tornar atirador de arco e flecha profissional e participar de competições.

Ele conta que começou a praticar a modalidade há apenas dois meses, e descreve a experiência como “desafiadora”. O contato com o esporte foi por meio de um amigo, que o convidou para conhecer a modalidade. Hoje ele faz aula com professor Jean Henrique, da Arquearia Ypê.

Edilson declara que a relação com o arco e flecha foi paixão à primeira vista, desde o primeiro tiro. Ele precisou adaptar a prática do esporte para sua própria realidade, então para fazer o disparo, Edilson estabiliza o arco com a mão esquerda e encaixa a ponta da flecha na boca. Ele explica que não pode ter pressa para dar o tiro e é necessário redobrar a concentração para não errar o alvo.

Decidido a se tornar um atleta profissional e participar de competições, está trabalhando até na adaptação de um protetor bucal para utilizar na hora de acionar o gatilho da flecha, e proteger a arcada dentária, pois o material utilizado é pesado. O professor revela que, além do desafio, a prática também auxilia muito na questão da concentração.

“Agora eu tô nesse momento de me dedicar a uma coisa que eu quero. Está sendo bem gostosa essa experiência. Tem o tempo estipulado [para atirar], você tem que controlar a respiração, a ansiedade, respirar com calma”, detalha Edilson.

O professor conta que costuma praticar exercícios físicos com frequência, além de atirar com arco e flecha, faz corrida de rua. Ele declara que, apesar de amar correr, é o arco e flecha que desperta seu interesse em se tornar um atleta profissional.

Trajetória – Em outubro de 2006, Edilson sofreu um acidente de trabalho em uma mineradora em Corumbá, enquanto fazia a manutenção em um equipamento. Ele escorregou e caiu no tambor de uma esteira.

Com a queda, ele acabou com a cabeça presa em um rolo. Para se soltar, ele conta que empurrou o rolo com o braço, que ficou preso e acabou sendo puxado e retorcido pelo equipamento, o que ocasionou a amputação.

A adaptação a sua nova realidade foi difícil, conforme relata o professor. Ele conta que teve acompanhamento psicológico, além de fisioterapia e terapia ocupacional para reconquistar a independência.  “Tudo que eu fazia na minha vida era com o braço direito, praticamente. E com a amputação, eu tive que reaprender novamente”, conta.

Edilson diz que foi um momento complicado e delicado, e como em qualquer recuperação após um trauma, passou por momentos de dor, tristeza e estresse. Hoje em dia, o professor declara que consegue fazer “quase tudo”, e brinca que apesar de dirigir, trabalhar e até atirar arco e flecha com uma mão, não consegue contar pão francês.

“O que eu tenho mais dificuldade de fazer, é cortar um pão francês. Parece coisa simples, mas eu não corto pão francês, eu rasgo. Faço tudo com a mão só, mas o pão francês eu não consigo cortar”, brinca.

Em 2009, Edilson prestou vestibular para educação física, e foi na época da universidade em que conheceu a esposa. Ele relata que foi um desafio, tanto para ele quanto para os professores. Todas as atividades que exigiam os dois braços precisavam ser adaptadas à realidade de Edilson, com ajuda dos professores. “Se eu tivesse uma dificuldade em alguma coisa, eu procurava fazer essa coisa repetitivamente até eu conseguir executar da minha forma”, finaliza.

 


Deixe um Comentário