Filho do saudoso maestro “Jehú Vieira Serrado” assume a Banda Gilberto Fogaça

Jehu Lucas chega a Ribas para dar sequência ao trabalho do lendário maestro Jehu Vieira Serrado, que revolucionou a banda e tornou conhecida nacionalmente

25 junho, 2023 - 01h38


De um lado o saudoso e premiado maestro Jehú Vieira Serrado e do outro, o filho Jehu Lucas. (FOTO: Divulgação)

Por: Rodrigo dos Santos | Notícias do Cerrado |

Primeiro, um pouco de história. Talvez a “nova geração” não saiba, mas, Ribas do Rio Pardo (MS) já teve, sob o comando do maestro Jehú Vieira Serrado (em memória, faleceu em 2020 aos 62 anos) entre outros maestros da história, uma das melhores e mais premiadas fanfarras do Brasil, a Fanfarra Simples Municipal Gilberto Fogaça, projeto criado pela prefeitura de Ribas em 1989, oficializada através do Decreto Nº 021 de 15 de outubro de 1993, pela Administração Municipal.

A história é longa e de muitos prêmios. A “Gilberto Fogaça” participou de desfiles em várias cidades nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, todas em ocasiões de aniversário, concursos nacionais, estaduais e regionais como principal divulgadora da cultura do município de Ribas do Rio Pardo.

Para se ter ideia da importância e só para citar alguns títulos, a Fanfarra Simples Municipal Gilberto Fogaça Foi Campeã Estadual em 1991, Bicampeã Estadual em 1992, Tricampeã Estadual em 1993, Tetracampeã Estadual em 1994, Vice-Campeã Estadual em 1995, Pentacampeã Estadual em 1996 e Hexacampeã em 1997, nos Concursos realizados na cidade de Dourados.

Foi Campeã Geral do Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade de São Gabriel
d’Oeste em 1995. Em 1991 conquistou o 3º lugar no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras na cidade de São Paulo; Vice-Campeã no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Campo Grande. Em 2003 foi Campeã Nacional na cidade de Buritama (SP).

NOVO MOMENTO

O Notícias do Cerrado apurou que em 2009, a fanfarra foi transformada em Banda Marcial Gilberto Fogaça. E agora, depois de tantas idas e vindas, percalços, glórias, investimentos, parada e dificuldades, tem um novo maestro. Jehu Lucas retorna a Ribas do Rio Pardo para escrever mais um capítulo na história cultural da cidade, tendo como pré-requisito o trabalho feito por seu pai: Jehu Vieira Serrado, que revolucionou a banda marcial, tornando-a conhecida no Estado e em todo o Brasil.

O Diretor de Cultura Dione Tavares e o novo Maestro Jehu Lucas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Diretor de Cultura, Dione Tavares, apresentou o novo maestro durante a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no auditório do Sindicato Rural Patronal, no momento da execução do Hino Nacional, na abertura do evento. “O próprio Prefeito João Alfredo contou a história do maestro Jehu Vieira Serrado, que é pai do Jehu Lucas”, disse Dione Tavares.

Com a chegada de Jehu Lucas, os trabalhos de recriação da Banda Marcial Gilberto Fogaça vêm sendo agilizados. A banda está sendo remontada e terá 70 membros, entre músicos e comissão de frente. “Quem quiser fazer parte da Banda Marcial deve fazer a inscrição pelo aplicativo Ribas Digital, assim como para os cursos de violão – cujas turmas vêm sendo montadas”, frisou Dione Tavares.

Para Jehu Lucas, que nasceu em Ribas do Rio Pardo mas não estava morando na cidade, o convite feito pelo Diretor de Cultura não teve como ser recusado. “Meu pai fez história em Ribas do Rio Pardo. Sem dúvida, é um grande desafio e uma realização de um sonho. Estou muto feliz por voltar à minha cidade. Agora é hora de trabalhar muito”, disse o novo maestro da Banda Marcial Gilberto Fogaça, Jehu Lucas.

Quer se inscrever na Banda Marcial Gilberto Fogaça ou fazer aulas de violão, confira o passo a passo logo abaixo:



Comentários

  1. Maria Lima disse:

    Parabéns a Ribas por esse investimento em cultura, enquanto em alguns lugares se acabou aí estão reativando, sucesso

  2. Ires vigilato disse:

    Parabéns !!!
    Que bom ter o filho como maestro; seguiu o caminho do saudoso Jehu !
    A fanfarra “GILBERTO FOGAÇA “, fez e deixou história . Fico feliz!


Deixe um Comentário